Friday, May 25, 2007

A comunicação On-line

O serviço de comunicação on-line permite acesso imediato e interacção por meio de voz (utilizando microfone), texto e vídeo (utilizando web cam). Este tipo de serviço permite ver e ouvir outra pessoa em qualquer parte do mundo, enviar ficheiros, imagens, vídeos, músicas e documentos.

O programa mais utilizado em todo o mundo para a comunicação on-line é o MSN Live Messenger, um programa gratuito fornecido pelo Hotmail.

Outro método para comunicar on-line são os chats, em que uma pessoa conversa com outra pessoa, mas muitas vezes sem a conhecer.

Em Portugal existem chats bastante conhecidos com o “Bla Bla” do AEIOU, o chat “Universia”, e o “Meulan-pratique” que é um chat francês, mas criado por portugueses.

O que são idosos?

Pela legislação portuguesa, são considerados idosos todos aqueles maiores de 65 anos de idade.

É nesta idade que podem começar a aparecer depressões, doenças, problemas familiares entre outros.

O envelhecimento pode ser definido como um processo múltiplo e complexo de contínuas mudanças ao longo do curso da vida, influenciado pela integração de factores sociais e comportamentais.

Os chamados “programas para a Terceira Idade”, oferecem diferentes propostas para o lazer e ocupação do tempo livre, são espaços nos quais o convívio e a interacção, com e entre os idosos, permitem a construção de laços simbólicos de identificação, e onde é possível partilhar e negociar os significados da velhice, construindo novos modelos, paradigmas de envelhecimento e construção de novas identidades sociais

Wednesday, May 16, 2007

Introdução

Eu Miguel Vaz Fernandes, aluno do curso de Informática/Gestão, na Escola Tecnológica e Profissional de Sertã elaborei um trabalho final ao qual se dá o nome de P.A.P (Prova de Aptidão Profissional).

Uma P.A.P é um trabalho final, escolhido e elaborado com base no que o aluno aprendeu ao longo do seu curso na escola.

O tema que escolhi para a minha P.A.P chama-se “A Comunicação On-line e os Idosos”, que consiste em dar formação em comunicação on-line a idosos do lar da 3º idade da Sertã, fazendo diversas videoconferências com outros Lares de idosos do país, entre outras actividades.

Os objectivos desta P.A.P são vários: o principal é permitir aos idosos conhecer o serviço on-line e contactar através dele, neste caso através do MSN Live Messenger.

Esta actividade já foi feita em vários países como é o caso dos Estados Unidos, da Inglaterra, do Brasil, da França, da Alemanha, e da Austrália, e acabou por ser um sucesso, visto que alguns idosos, acabaram por tornar-se peritos em informática.

Na Escola Tecnológica e Profissional de Sertã, nunca houve uma formação deste género como trabalho de P.A.P, foi baseado na sugestão da minha orientadora de turma, a professora Carmen Mendes e posteriormente em informações divulgadas pelos meios de comunicação que escolhi este projecto.

A razão de escolha do meu tema deve-se ao facto de ser um tema inovador no nosso país, tornando-se num desafio para mim.

Desenvolvimento do trabalho

O meu projecto de P.A.P divide-se nas seguintes fases:
àEstruturar a formação (planear e preparar todas as actividades relativas ao projecto, pesquisar na Internet, fazer o levantamento de materiais e meios necessários, recolher informações das mais diversas fontes e estabelecer contactos com entidades intervenientes, elaborar questionários, entrevistas e uma base de dados.)

àPlanificação das sessões de formação (elaborar materiais.)

àOrientar e supervisionar todo o decorrer da formação (sessões de formação.)

àApresentar todo o processo da formação (criar um manual, elaborar certificados e realizar uma sessão inloco)

No início, eu e a minha professora acompanhante de P.A.P, reunimo-nos com dois assistentes sociais do Lar de Idosos da Sertã, para falarmos sobre o assunto e sabermos a sua opinião relativamente a este projecto.

Acabaram por achar a ideia interessante e concordaram, afirmando que os idosos iriam gostar bastante da actividade e estavam dispostos a colaborar connosco.
Uma vez que já sabia com quem iria trabalhar neste projecto, comecei a trabalhar na 1º fase do projecto da minha P.A.P.

Como já referi na introdução o projecto chama-se “A comunicação On-line e os Idosos” que consiste em dar formação de MSN Messenger aos idosos do Lar da 3º idade da Sertã, realizando várias vídeo-conferências com outros Lares de Idosos de todo o país, entre outras actividades.

Comecei a pesquisar na Internet sobre este assunto, procurei contactos para me darem informação, e também entidades para fazer esta actividade.

Recolhi diversos contactos, enviei um e-mail à Universidade Popular do Porto, tirei vários tópicos acerca de como realizar esta formação, e comecei a planear e preparar as actividades relativas a este projecto.

Infelizmente a Universidade Popular do Porto não me respondeu ao e-mail no qual eu lhes pedia informações sobre este assunto, por isso acabei por enviar outro e-mail, desta vez para a UITI (Universidade Internacional da Terceira Idade), que também não me respondeu.

Passado algum tempo, a minha professora acompanhante de P.A.P disse que a Câmara Municipal de Gouveia estava a realizar um projecto “Gouveia em Desenvolvimento” no qual estavam a desenvolver actividades on-line com os idosos.
Depois de recolhermos o contacto telefónico da organização deste projecto, entramos em contacto com eles, perguntando-lhes se queriam fazer uma vídeo-conferência com o lar de idosos da Sertã. Demonstraram interesse e aceitaram colaborar connosco.

Depois desta resposta positiva, comecei a planificar as sessões de formação.
A escola forneceu todo o material necessário para a realização do projecto, após um levantamento do mesmo:

-2 Computadores (incluindo 2 monitores, teclados, ratos;
-2 Microfones;
-2 Web-cams;
-1 Switch.

Depois de fornecido o material, fui ao lar de idosos fazer a instalação do mesmo, e três dias depois comecei a dar formação aos idosos.

Ainda no âmbito da estruturação das sessões voltei a pesquisar na internet documentos, textos, contactos, tópicos, e dicas.

A primeira formação dada no lar da Sertã, foi concretizada em conjunto com a minha turma na disciplina de Inglês, no módulo sobre a “Comunicação On-line e os idosos”.

Foi feita uma vídeo-conferência (utilizando microfone e webcam), através de um computador com os idosos do Centro de Dia dos Lagarinhos.

Os idosos do lar da Sertã conversaram bastante com os idosos do Centro de dia dos Lagarinhos, adorando a actividade e ficando motivados para próximas formações .

Também pude contar com a colaboarção e aprticipação activa de todos os alunos da minha turma.

Esta primeira formação acabou por ser notícia, no jornal da zona do pinhal “A Comarca da Sertã”.

Depois desta sessão dei mais seis sessões fazendo o total de sete sessões.

A segunda sessão foi a primeira em que dei formação sózinho.

Para estruturar a sessão baseei-me na formação dada anteriormente.
Através do MSN Live Messenger fizemos a segunda vídeo-conferência com o Centro de dia dos Lagarinhos.

Após esta actividade, estabelecemos uma nova ligação, desta vez para a Escola do 1º Ciclo de Gouveia , onde os nossos idosos falaram com as crianças da escola.

Esta segunda experiência correu muito bem , pois os idosos gostaram bastante da actividade.

Na terceira sessão introduzi os conceitos básicos do hardware.

Os idosos aprenderam o nome de certos utilitários de hardware: o monitor, o rato, o teclado, o CPU e a webcam.

Além disso, os idosos começaram a fazer exercícios práticos com o rato , através de um sítio na Internet www.pbclibrary.org/mousing/.

Depois de feitos os exercícios os idosos realizaram outros exercícios práticos com o rato, como por exemplo: abrir e fechar janelas, mover o rato e clicar, entre outros.

Antes de terminar a actividade os idosos visionaram um filme musical de Amália Rodrigues.

A quarta sessão foi a continuação da sessão anterior, que contou com um maior número de idosos a participar.

Nesta fase três idosos já conseguiram trabalhar com o rato (com a minha ajuda).

No final distribui questionários para uma avaliação mais exacta do grupo com quem iria trabalhar.

A quinta sessão contou com um número de idosos muito inferior às anteriores, onde os idosos visionaram um filme.

Na sexta sessão os idosos começaram a trabalhar com o teclado, uma actividade que na minha opinião decorreu bastante bem. Alguns idosos que sabiam ler e escrever aprenderam com alguma facilidade a trabalhar com o mesmo. Além disto ensinei os idosos a abrir o programa MSN Live Messenger.

Na sétima sessão os idosos fizeram vídeo-conferência com o Centro de Dia dos Lagarinhos, onde foram eles próprios a utilizar o teclado e o rato embora com a minha ajuda.


No fim das sessões atribuirei certificados, como prova que os idosos participaram nesta formação e como forma de agradecimento.

No final criei um manual e elaborei um relatório sobre a minha P.A.P, que estão disponíveis no web site http://idososonline.blogspot.com/.













Estão aqui os contactos que recolhi na Internet:

Academia de Cultura e Cooperação
Avª Rio de Janeiro, 37 r/c esq.
1700-322 Lisboa
T. 218 460 072
F. 218 460 072
Academia de Cultura e Cooperação
Universidade Sénior de Stª Mª da Feira
Rua Brasil, 14, 1º
4250-193 Stª Maria da Feira
Tm. 966 593 982

Associação de Cultura e Ensino de Espinho - Universidade Sénior de Espinho
Rua 14, 870
4500 Espinho
T. 227 323 647
F. 227 341 577

Centro de Convívio dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga
Rua do Raio, 100
4710 Braga
T. 253 610 745

Centro de Convívio para a Universidade Minhota do Autodidacta e da Terceira Idade
Largo João Penha, 356 6º esq.
4700 Braga
T. 253 610 418

Centro Cultural Regional de Vila Real
Universidade da Terceira Idade
Largo de S. Pedro, 3
5000 Vila Real
T. 259 324 845
F. 259 321 487

Instituto Sénior da Misericórdia de Ovar
Espaço Aberto
Stª Casa da Misericórdia de Ovar
Rua Alexandre Herculano, 35 a 41
3800-146 Ovar
T. 256 582 682
F. 256 575 155

Instituto Cultural D. Antº Ferreira Gomes
Rua Santa Joana Princesa, 38
4150-667 Porto
T. 226 102 831
F. 226 102 941

Instituto de Cultura de Portimão
Rua Estevão de vasconcelos, 33
8500 Portimão
T. 281 418 637
F. 282 427 583

Universidade do Algarve para a Terceira Idade
Praceta Salgueiro Maia - bloco J
Apartado 823
8000 Faro
T. 289 883 095
F. 289 882 514

Universidade do Algarve para a Terceira Idade
Associação dos Amigos de Albufeira
Apartado 296
8200 Albufeira
T. 289 586 813

Universidade do Algarve para a Terceira Idade
Rua João Vaz Côrte-Real, 88
8800 Tavira
Tm. 966 432 521

Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade de Guimarães
Largo de Martins Sarmento, 51
4810-241 Guimarães
T. 253 413 292
F. 253 413 292

UATIP - Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade do Porto
Rua da Constituição, 944
4200-196 Porto
T. 225 506 602
F. 225 506 602

UNIATI - Universidade da Amadora para a Terceira Idade
Largo da Igreja Senhora da Boa Nova
2720-295 Amadora
T. 214 953 361
F. 214 953 361

Universidade Douro Sénior do Porto
Rua Marechal Saldanha, 145
4150-655 Porto
T. 226 102 029

UTI - Universidade Internacional para a Terceira Idade
Rua das Flores, 85, 1º
1200-194 Lisboa
T. 213 461 889

ULTI - Universidade de Lisboa para a Terceira Idade
Rua Raúl Carapinha
Centro Paroquial de S. Domingos de Benfica
1500-298 Lisboa
T. 217 270 104
F. 217 270 104

Universidade Minhota do Autodidacta para a Terceira Idade
Rua Sport Clube Vianense, 4
4900-375 Viana do Castelo
T. 258 825 291
F. 258 811 676

Universidade Popular do Porto
Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almeirim
Rua das Cancelas, 15
2080-084 Almeirim
T. 243 592 316
F. 243 579 039
E-Mail. cp.almeirim@clix.pt

Universidade Sénior da Foz do Douro
Rua das Motas, 19
4150-521 Porto
T. 226 181 643
F. 226 171 998

USILA - Universidade Sénior e Intergeracional de Algés
Rua Parque Anjos, 8 A
1495 Algés
T. 214 118 380
F. 214 113 791

Universidade Sénior Jerónimo de Cardoso
Apartado 180
5100 Lamego
T. 254 656 902

Universidade Sénior de Loulé
Rua Engenheiro Barata Correia, 43-45
8100-569 Loulé
T. 289 415 538
F. 289 417 822

Universidade de Tempo Livre
Cerca de São Bernardo
3000-097 Coimbra
T. 239 826 030
F. 239 826 030

Universidade da Terceira Idade
Ladeira da Brecha
5400-150 Chaves
T. 276 323 510
F. 276 323 510

Universidade da Terceira Idade de Abrantes
Palha de Abrantes
Rua S. Pedro - Edif. Carneiro, 1
2200-398 Abrantes
T. 256 575 155
F. 256 575 155

Universidade de Terceira Idade de Aveiro
Junta de Freguesia de S. Bernardo
Rua Conúgo Maia, 133
3810-175 Aveiro
T. 234 341 709
F. 234 342 367

UITI
Rua das Flores
1200-194 LISBOA
Telefone 21 346 18 89
Email: mailto:uiti@sapo.pt

CONTACTOS CAMARA MUNICIPAL DE GOUVEIA , RELATIVAMENTE AO PROJECTO "GOUVEIA EM DESENVOLVIMENTO"

Biblioteca
Telefone: 238490230
Fax: 238490230

Cinema
Telefone: 238491532

Contabilidade
Telefone: 238490215

Eco Linha (Monos)
Telefone: 800206452

Empresa Municipal (DLCG)
Telefone: 238084801

G.T.L. Gabinete Técnico Local
Telefone: 238493833

Gabinete de Apoio ao Munícipe
Telefone: 800206890
Email: gam@cm-gouveia.pt
Fax: 238490247





Gabinete de Apoio ao Presidente
Fax: 238490241

Mercado Municipal
Telefone: 238490220

Museu Abel Manta
Telefone: 238493648
Fax: 238493650

Oficinas Municipais
Telefone: 238490221
Fax: 238490221

Pavilhão Municipal
Telefone: 238491216

Piscinas Municipais
Telefone: 238491054

Piscinas Municipais, Cobertas e Aquecidas
Telefone: 238492626

Posto de Turismo
Telefone: 238490243

Recepção (Geral)
Telefone: 238490210
Fax: 238494686

Secção de Obras
Telefone: 238490222

Sector de Higiene e Limpeza
Telefone: 238490238

Veterinário Municipal
Telefone: 238490237

E esta aqui o primeiro e-mail enviado para a Universidade Popular do Porto no dia 13-12-2006:

Exmos. Senhores,

Chamo-me Miguel Vaz Fernandes, sou aluno do 12º ano do Curso de Informática/Gestão na Escola Tecnológica e Profissional de Sertã.
Como frequento o 12º ano, neste último ano tenho que elaborar um projecto final ao qual se dá o nome de P.A.P (Prova de Aptidão Profissional).
A minha P.A.P é um projecto que se chama "A Comunicação On-line e os Idosos", e o objectivo deste projecto, é dar uma formação a idosos sobre a comunicação on-line.
O programa a utilizar nesta formação é o MSN Messenger.
Assim venho por este meio pedir informações (bibliografias, sítios, etc.), “dicas” e algumas ideias de como poderei iniciar esta formação, dado este tema ainda ser pouco explorado em Portugal.
Agradeço uma breve resposta vossa.


Com os melhores cumprimentos ,

Miguel Vaz Fernandes

A primeira experiência

A primeira formação dada no lar da Sertã, foi concretizada em conjunto com a minha turma na disciplina de Inglês, no módulo sobre a “Comunicação On-line e os idosos”.
Foi feita uma vídeo-conferência (utilizando microfone e webcam), através de um computador com os idosos do Centro de dia dos Lagarinhos.
Os idosos do lar da Sertã falaram bastante com os idosos do Centro de dia dos Lagarinhos, adorando a actividade e ficando motivados para próximas formações.
Todos os alunos da turma participaram, e os idosos gostaram bastante da actividade.
Esta primeira formação acabou por ser notícia, do jornal da zona do pinhal “A Comarca da Sertã” (Anexo 3).
Depois desta sessão dei mais seis sessões fazendo o total de sete sessões.

AQUI ESTÁ A ESTRUTURAÇÃO PARA AS SESSÕES:

2º Sessão

A segunda sessão foi a primeira em que dei formação sozinho.
Para estruturar a sessão baseei-me na formação dada anteriormente.
Através do MSN Live Messenger fizemos a segunda vídeo-conferência com o Centro de dia dos Lagarinhos.
Após esta actividade, estabelecemos uma nova ligação, desta vez para a Escola do 1º Ciclo de Gouveia , onde os nossos idosos falaram com as crianças da escola.
Esta segunda experiência correu muito bem , pois os idosos gostaram bastante da actividade.

3º Sessão

Na terceira sessão introduzi os conceitos básicos do hardware.
Os idosos aprenderam o nome de certos utilitários de hardware: o monitor, o rato, o teclado, o CPU e a webcam.
Além disso, os idosos começaram a fazer exercícios práticos com o rato , através de um sítio na Internet (www.pbclibrary.org/mousing/).
Depois de feitos os exercícios os idosos realizaram outros exercícios práticos com o rato, como por exemplo: abrir e fechar janelas, mover o rato e clicar, entre outros.
Antes de terminar a actividade os idosos visionaram um filme musical de Amália Rodrigues.

4º Sessão

A quarta sessão foi a continuação da sessão anterior, que contou com um maior número de idosos a participar.
Nesta fase três idosos já conseguiram trabalhar com o rato (com a minha ajuda).
No final distribui questionários (Anexo 4) para uma avaliação mais exacta do grupo com quem iria trabalhar.

5º Sessão

A quinta sessão contou com um número de idosos muito inferior às anteriores, onde os idosos visionaram um filme.

6º sessão

Na sexta sessão os idosos começaram a trabalhar com o teclado, uma actividade que na minha opinião decorreu bastante bem. Alguns idosos que sabiam ler e escrever aprenderam com alguma facilidade a trabalhar com o mesmo. Além disto ensinei os idosos a abrir o programa MSN Live Messenger.

Conclusão

Gostei de realizar a minha P.A.P, pois foi uma experiência nova que nunca tinha tido antes. Uma coisa que sempre gostei de fazer foi ensinar pessoas, por isso gostei bastante de ensinar os idosos a trabalhar com um computador, e a utilizar o programa MSN Live Messenger, um dos programas que mais se usa no mundo inteiro para comunicar on-line.

Apesar das limitações físicas e mentais dos idosos, acabaram por interessar-se, pois tive sempre o cuidado em não descurar nenhuma delas, aumentando a resolução do ecrã, diminuindo a velocidade do rato, como também tive a preocupação em explicar cada tarefa de forma isolada e repetindo-a várias vezes, pois muitos deles nunca tinham visto nenhum computador e acabaram por gostar bastante das actividades.

As maiores dificuldades que encontrei ao longo do projecto foi estruturar todas as sessões, principalmente planeá-las, dado que nunca recebi formação nesta área. Como também nem sempre as condições físicas (sala para as sessões) estavam disponíveis, encaminhavam-nos para a sala de convívio onde os idosos se distraiam bastante, perturbando o bom funcionamento das sessões.

Outro obstáculo foi a disponibilidade das entidades intervenientes, uma vez que o lar só nos podia receber entre as dez e o meio-dia, o que não era muitas vezes compatível com o meu horário escolar.

No que se refere à base de dados esta não se concretizou porque os idosos tiveram receio em disponibilizar dados pessoais acerca dos seus familiares.

De resto não tive grandes dificuldades, acabando por efectuar o trabalho da melhor maneira possível.

O lar de idosos da Sertã também gostou bastante da actividade, pois nunca antes tinha participado numa actividade deste género.

Entre outros, um dos meus objectivos foi também incentivar o trabalho autónomo. Praticar, desenvolver e dinamizar competências como:
- A comunicação oral e escrita;
- A tomada de decisões;
- Realizar, acrescentar e interiorizar aprendizagens, contribuindo assim para o desenvolvimento de individual e social.