O meu projecto de P.A.P divide-se nas seguintes fases:
àEstruturar a formação (planear e preparar todas as actividades relativas ao projecto, pesquisar na Internet, fazer o levantamento de materiais e meios necessários, recolher informações das mais diversas fontes e estabelecer contactos com entidades intervenientes, elaborar questionários, entrevistas e uma base de dados.)
àPlanificação das sessões de formação (elaborar materiais.)
àOrientar e supervisionar todo o decorrer da formação (sessões de formação.)
àApresentar todo o processo da formação (criar um manual, elaborar certificados e realizar uma sessão inloco)
No início, eu e a minha professora acompanhante de P.A.P, reunimo-nos com dois assistentes sociais do Lar de Idosos da Sertã, para falarmos sobre o assunto e sabermos a sua opinião relativamente a este projecto.
Acabaram por achar a ideia interessante e concordaram, afirmando que os idosos iriam gostar bastante da actividade e estavam dispostos a colaborar connosco.
Uma vez que já sabia com quem iria trabalhar neste projecto, comecei a trabalhar na 1º fase do projecto da minha P.A.P.
Como já referi na introdução o projecto chama-se “A comunicação On-line e os Idosos” que consiste em dar formação de MSN Messenger aos idosos do Lar da 3º idade da Sertã, realizando várias vídeo-conferências com outros Lares de Idosos de todo o país, entre outras actividades.
Comecei a pesquisar na Internet sobre este assunto, procurei contactos para me darem informação, e também entidades para fazer esta actividade.
Recolhi diversos contactos, enviei um e-mail à Universidade Popular do Porto, tirei vários tópicos acerca de como realizar esta formação, e comecei a planear e preparar as actividades relativas a este projecto.
Infelizmente a Universidade Popular do Porto não me respondeu ao e-mail no qual eu lhes pedia informações sobre este assunto, por isso acabei por enviar outro e-mail, desta vez para a UITI (Universidade Internacional da Terceira Idade), que também não me respondeu.
Passado algum tempo, a minha professora acompanhante de P.A.P disse que a Câmara Municipal de Gouveia estava a realizar um projecto “Gouveia em Desenvolvimento” no qual estavam a desenvolver actividades on-line com os idosos.
Depois de recolhermos o contacto telefónico da organização deste projecto, entramos em contacto com eles, perguntando-lhes se queriam fazer uma vídeo-conferência com o lar de idosos da Sertã. Demonstraram interesse e aceitaram colaborar connosco.
Depois desta resposta positiva, comecei a planificar as sessões de formação.
A escola forneceu todo o material necessário para a realização do projecto, após um levantamento do mesmo:
-2 Computadores (incluindo 2 monitores, teclados, ratos;
-2 Microfones;
-2 Web-cams;
-1 Switch.
Depois de fornecido o material, fui ao lar de idosos fazer a instalação do mesmo, e três dias depois comecei a dar formação aos idosos.
Ainda no âmbito da estruturação das sessões voltei a pesquisar na internet documentos, textos, contactos, tópicos, e dicas.
A primeira formação dada no lar da Sertã, foi concretizada em conjunto com a minha turma na disciplina de Inglês, no módulo sobre a “Comunicação On-line e os idosos”.
Foi feita uma vídeo-conferência (utilizando microfone e webcam), através de um computador com os idosos do Centro de Dia dos Lagarinhos.
Os idosos do lar da Sertã conversaram bastante com os idosos do Centro de dia dos Lagarinhos, adorando a actividade e ficando motivados para próximas formações .
Também pude contar com a colaboarção e aprticipação activa de todos os alunos da minha turma.
Esta primeira formação acabou por ser notícia, no jornal da zona do pinhal “A Comarca da Sertã”.
Depois desta sessão dei mais seis sessões fazendo o total de sete sessões.
A segunda sessão foi a primeira em que dei formação sózinho.
Para estruturar a sessão baseei-me na formação dada anteriormente.
Através do MSN Live Messenger fizemos a segunda vídeo-conferência com o Centro de dia dos Lagarinhos.
Após esta actividade, estabelecemos uma nova ligação, desta vez para a Escola do 1º Ciclo de Gouveia , onde os nossos idosos falaram com as crianças da escola.
Esta segunda experiência correu muito bem , pois os idosos gostaram bastante da actividade.
Na terceira sessão introduzi os conceitos básicos do hardware.
Os idosos aprenderam o nome de certos utilitários de hardware: o monitor, o rato, o teclado, o CPU e a webcam.
Além disso, os idosos começaram a fazer exercícios práticos com o rato , através de um sítio na Internet www.pbclibrary.org/mousing/.
Depois de feitos os exercícios os idosos realizaram outros exercícios práticos com o rato, como por exemplo: abrir e fechar janelas, mover o rato e clicar, entre outros.
Antes de terminar a actividade os idosos visionaram um filme musical de Amália Rodrigues.
A quarta sessão foi a continuação da sessão anterior, que contou com um maior número de idosos a participar.
Nesta fase três idosos já conseguiram trabalhar com o rato (com a minha ajuda).
No final distribui questionários para uma avaliação mais exacta do grupo com quem iria trabalhar.
A quinta sessão contou com um número de idosos muito inferior às anteriores, onde os idosos visionaram um filme.
Na sexta sessão os idosos começaram a trabalhar com o teclado, uma actividade que na minha opinião decorreu bastante bem. Alguns idosos que sabiam ler e escrever aprenderam com alguma facilidade a trabalhar com o mesmo. Além disto ensinei os idosos a abrir o programa MSN Live Messenger.
Na sétima sessão os idosos fizeram vídeo-conferência com o Centro de Dia dos Lagarinhos, onde foram eles próprios a utilizar o teclado e o rato embora com a minha ajuda.
No fim das sessões atribuirei certificados, como prova que os idosos participaram nesta formação e como forma de agradecimento.
No final criei um manual e elaborei um relatório sobre a minha P.A.P, que estão disponíveis no web site http://idososonline.blogspot.com/.
Wednesday, May 16, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment