Wednesday, May 16, 2007

Conclusão

Gostei de realizar a minha P.A.P, pois foi uma experiência nova que nunca tinha tido antes. Uma coisa que sempre gostei de fazer foi ensinar pessoas, por isso gostei bastante de ensinar os idosos a trabalhar com um computador, e a utilizar o programa MSN Live Messenger, um dos programas que mais se usa no mundo inteiro para comunicar on-line.

Apesar das limitações físicas e mentais dos idosos, acabaram por interessar-se, pois tive sempre o cuidado em não descurar nenhuma delas, aumentando a resolução do ecrã, diminuindo a velocidade do rato, como também tive a preocupação em explicar cada tarefa de forma isolada e repetindo-a várias vezes, pois muitos deles nunca tinham visto nenhum computador e acabaram por gostar bastante das actividades.

As maiores dificuldades que encontrei ao longo do projecto foi estruturar todas as sessões, principalmente planeá-las, dado que nunca recebi formação nesta área. Como também nem sempre as condições físicas (sala para as sessões) estavam disponíveis, encaminhavam-nos para a sala de convívio onde os idosos se distraiam bastante, perturbando o bom funcionamento das sessões.

Outro obstáculo foi a disponibilidade das entidades intervenientes, uma vez que o lar só nos podia receber entre as dez e o meio-dia, o que não era muitas vezes compatível com o meu horário escolar.

No que se refere à base de dados esta não se concretizou porque os idosos tiveram receio em disponibilizar dados pessoais acerca dos seus familiares.

De resto não tive grandes dificuldades, acabando por efectuar o trabalho da melhor maneira possível.

O lar de idosos da Sertã também gostou bastante da actividade, pois nunca antes tinha participado numa actividade deste género.

Entre outros, um dos meus objectivos foi também incentivar o trabalho autónomo. Praticar, desenvolver e dinamizar competências como:
- A comunicação oral e escrita;
- A tomada de decisões;
- Realizar, acrescentar e interiorizar aprendizagens, contribuindo assim para o desenvolvimento de individual e social.

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